HISTÓRIA DA COOPEN

Em 17 de agosto de 1993 nascia a Cooperativa de Ensino de São José do Rio Preto, conhecida como COOPEN, a partir da iniciativa de um grupo de famílias rio pretenses que procuravam o ensino cooperativista como alternativa à escola pública e à particular.

O professor da UNESP Gentil de Faria foi seu grande incentivador. Havia outra escola cooperativa em funcionamento, porém seu sucesso fora tão grande que não podia oferecer mais vagas. Seis meses depois, em 15 de março de 1994, começavam as aulas da Escola Cooperativa Dr. Zerbini, mantida pela Cooperativa, num prédio construído para tal finalidade no bairro Moysés Miguel Haddad.

Euryclides de Jesus Zerbini, patrono da escola, nasceu em 7 de maio de 1912 em Guaratinguetá, SP. Cursou a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Eu não tinha vocação nenhuma. Ia à escola apenas por uma questão de honra, confessa Zerbini. Em 1932 estoura a Revolução Constitucionalista e Zerbini se torna temporariamente um soldado. Forma-se em 1935. Autor do primeiro transplante cardíaco no Brasil, a 26 de maio de 1968, publicou centenas de trabalhos sobre cirurgia do tórax. Sua obra maior foi a construção do Incor, inaugurado em 1978. Destacou-se pela sua curiosidade intelectual, pelo seu entusiasmo contagiante, pela independência mental, pela sua inclinação para o trabalho duro, e por seu comportamento ético. Faleceu em 23 de outubro de 1993.

Saiba mais sobre o Dr. Zerbini: Wikipédia

      Fundação Zerbini

      TV Cultura




Todos os direitos reservados
Cooperativa de Ensino São José do Rio Preto

Rua Dr. Mario Clapier Urbinatti, 940 - Moysés Miguel Haddad
São José do Rio Preto/SP - Brasil, CEP 15093-130

CONTATO
(17) 3201-2020